ABRELATAM, CONDATOS
E muITo, muITo mAIS

SOBRE OS EVENTOS

Dois eventos que dão início a uma comunidade

A ABRELATAM e a CONDATOS são os principais e mais antigos eventos da América Latina voltados para a promoção, pesquisa, publicação e uso de dados abertos, intimamente relacionados a temas como governo aberto, tecnologia cívica, governo digital, jornalismo de dados, direitos digitais, cidades inteligentes, transparência, prestação de contas, equidade, acesso à informação e muito mais. Eles são o berço e ponto de encontro desde 2013 de uma comunidade ampla e diversificada de todos os países de língua espanhola e português da América Central, Caribe e América do Sul, bem como participantes da América do Norte e Europa.

Sua proposta é única na sinergia de dois eventos irmãos, mas com perfis claramente identificados, que conectam e articulam atores governamentais e institucionais em um evento de formato mais tradicional como o CONDATOS, com atores da sociedade civil e da academia em formato aberto, altamente flexível e descontraído da ABRELATAM.

Sua governança também é um diferencial de enorme importância, já que a organização do evento gira ano a ano por diferentes países a partir de acordos entre governos e atores da sociedade civil, sob a tutela da Organização dos Estados Americanos (OEA-DGPE) para a CONDATOS e da Iniciativa Latinoamericana por los Datos Abiertos (ILDA) para a ABRELATAM, atuando como guardiões dos princípios fundamentais do evento.

Os objetivos centrais da ABRELATAM e da CONDATOS podem ser assim resumidos:

  • Promover conhecimento e aprendizado sobre dados abertos, seu uso e impacto em atores governamentais, sociedade civil, academia, multilaterais e setor privado.
  • Fortalecer e ampliar a comunidade de prática formada em torno do evento, promovendo trabalhos conjuntos, troca de conhecimentos, projetos conjuntos e divulgação de cases, boas práticas e pesquisas de dados abertos com foco na América Latina e Caribe.
  • Cocriar agendas regionais de trabalho em dados abertos por meio do diálogo entre a diversidade de atores presentes no evento.

Estas atividades decorrem também com um perfil muito marcado destes eventos e da sua comunidade, onde o trabalho em dados abertos não se limita a dimensões técnicas, mas tem-se caracterizado por uma forte marca de direitos nas mais diversas dimensões, e que tem evoluído no últimos 10 anos para acompanhar as demandas e realidades da região.


Evento declarado de interesse nacional pela Resolução SP/2243 de 08 de Setembro de 2023, processo Nº 2023-2-1-0000955 de Secretaría de Presidencia.
Evento declarado de interesse turístico pela Resolução Ministerial nº 1247/23 de 25 de julho de 2023, processo nº 2023-9-1-0001712 do Ministério do Turismo.

ABRELATAM E CONDATOS SÃO APENAS O COMEÇO

Junte-se à #MaratonaDeDados

De 31 de outubro a 18 de novembro de 2023, o mundo visitará o Uruguai para trabalhar, aprender e compartilhar dados, dados abertos, conhecimento aberto e muito mais. Conheça todos os eventos, seus perfis, datas e formatos, e planeje sua visita para aproveitar ao máximo esta oportunidade em gub.uy/marato-datos.

Logo ABRELATAM
Logo Festival de Datos
logo datos+arte

ANTECEDENTES

Um pouco de história

Os eventos nasceram em 2013 devido ao interesse compartilhado pela CEPAL, OEA, governo do Uruguai e Data Uruguay em reunir pela primeira vez pessoas e organizações que trabalham no campo de dados abertos, ainda incipiente na região. A resposta a esta chamada resultou em uma primeira edição em Montevidéu, que não só foi um sucesso com a chamada, mas também acabou se mostrando o nascimento de uma comunidade ampla, diversa e dinâmica que precisava ir além desse encontro.

Optou-se por uma governança rotativa e compartilhada, que permitiu que o evento crescesse substancialmente, abordando diferentes países e realidades de forma flexível, mas mantendo a fórmula básica. Assim, passou pelo México (2014), Chile (2015), Colômbia (2016), Costa Rica (2017), Argentina (2018), Equador (2019), uma edição online, “ABRELATAM em Casa” juntamente com o governo do Panamá (2020), edição online “ABRELATAM Futuros” (2021) e o retorno ao presencial na República Dominicana (2022).

Cada edição da ABRELATAM/CONDATOS reúne em média 500 participantes, sendo aproximadamente 50% do público internacional e 50% do país-sede.

Histórico de co-organizadores e patrocinadores

2013 – Uruguai

2014 – México

2015 – Chile

2016 – Colômbia

2017 – Costa Rica

2017.abrelatam.org

2018 – Argentina

2018.abrelatam.org

2019 – Equador

2019.abrelatam.org

2020 – Em casa

desdecasa.abrelatam.org

2021 – Futuros

futuros.abrelatam.org

2022 – Dominicana

2022.abrelatam.org

KIT DE IMPRENSA

Materiais para difusão e contatos de imprensa